quinta-feira, 10 de março de 2011

MAGIA MIMÉTICA


É aquela que requer objetos que devem ter uma certa relação com a pessoa que se destina o ato mágico. Geralmente são objetos de uso pessoal, como sejam: cabelos, fragmentos de pele, unha, sangue, roupas usadas, etc.

De um modo geral são utilizados na magia mimética, uma série de coisas que podem ser agrupadas assim: 

1) Parte ou substâncias do corpo da pessoa.
2) O rastro deixado no chão ou a própria sombra projetada.
3) Objetos que tenham certa aparência com a pessoa ou com algum orgão da pessoa visada no ato mágico (mimetismo). Ex: no voduismo a representação é feita com um boneco.

Na magia mimética tem que haver uma certa relação, mesmo que seja  indireta, com o objetivo do ato mágico, como é o caso de muitas das chamadas "simpatias". Como exemplo citamos o ato de amarrar os pés de uma ave amarela e solta-la com a finalidade de curar icterícia. A relação mágica consiste no pássaro ser amarelo e a icterícia desenvolver aquela cor na pele do paciente.
Na magia mimética é comum, tanto para curar quanto para molestar, se representar aquilo que se deseja por algo parecido. Os magos quando desejam atingir um certo malefício a um determinado orgão, como por exemplo, o coração, utilizam uma boneca em que espetam agulhas no local daquele orgão. Isto é uma prática de magia negra, que usa muitas vezes orgãos de animais abatidos especialmente para isto.
O mimetismo ritualístico, não é apenas uma prática da magia. O próprio Catolicismo está repleto de magia mimética. Nos santuários espalhados pelo mundo inteiro, nas igrejas consagradas aos "santos milagreiros", há montanhas de figuras votivas representando orgãos curados. O que são os votos, as oferendas votivas, senão a representação dos orgãos que estavam doentes e que os crentes admitem que foram curados por um processo milagroso (mágico).
São inúmeros os tipos de oferendas votivas, são fotografias, esculturas, até vestidos de noivas e roupinhas de crianças, quando um casamento ou um filho esperado ocorreu como atendimento a uma "promessa". Até mesmo aparelhos ortopédicos como os de gesso que foram utilizados no tratamento médico de alguma fratura difícil são usados como oferendas votivas.
Isto tudo é simplesmente magia mimética. A fé no santo milagroso, a visita ao santuário, tudo isto ajuda a criar na mente de quem faz a "promessa" aquele estado, o padrão vibratório que é preciso para que a ação se efetive. Os locais exercem a função de ambiente mágico.Como parte da Magia Mimética, podemos citar ainda as danças. Neste grupo vamos encontrar desde as danças primitivas das tribos indígenas, as danças do terreiro de umbanda, candomblé, quimbanda e até mesmo o rodopiar frenético dos Derviches.
Não se pode negar que a dança conduz a pessoa a uma condição psiquica que muitos chamam de transe. Mesmo quando a dança não chega a levar a pessoa ao nível do transe, ao menos ela produz um relaxamento físico e psíquico adequado para certas experiências. Por esta razão Gurdijiev dava grande importância as danças que eram ensinadas juntamente com sua filosofia mística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...