terça-feira, 29 de novembro de 2011

SÍMBOLOS MÁGICOS - O LOSANGO


Símbolo feminino. Losangos às vezes or­nam serpentes em imagens ameríndias. Atribui-se-lhes um sentido erótico: o losan­go representa a vulva; a serpente, o falo, e eles exprimiriam uma filosofia dualista.
Desde o período pré-histórico das caver­nas de La Madeleine, segundo H. Breuil, o losango representa a vulva e, por conse­guinte, a matriz da vida. Por extensão, sig­nifica também a porta dos mundos subter­râneos, a passagem iniciatória para o ven­tre do mundo, a entrada na residência das forças ctonianas.
Na Guatemala, as mulheres sublinham sua função de símbolo da feminilidade, re­presentando-o em suas roupas. As deusas do templo de Palenque usam vestidos com losangos. Ele aparece igualmente no Méxi­co, associado à imagem da deusa ctono-selenita Chalchiutlicue. Chalchiutlicue, a que tem uma saia de pedras preciosas ou de jade verde, é a deusa das águas doces, esposa de Tlaloc, o grande Deus da Tem­pestade. Sua repre­sentação é muitas vezes associada à do jaguar* na América Central: o único per­sonagem feminino gravado sobre uma es­tela de Copan tem uma saia ornada de losangos associados a peles de jaguar. Na arte maia, as manchas do jaguar ostentam a forma de círculos rodeados de losangos. A carapaça da tartaruga é freqüentemente representada com ornamentos de losangos, consistindo também a tartaruga numa simulação de uma divindade ctono-selenita: por exemplo, entre os chortis.
Uma pequena amêndoa, espécie de losan­go de ângulos arredondados, com um pon­to no interior de uma de suas extremidades, representa convencionalmente o sexo da moça entre os bambaras.
O losango, nas figuras da borra de café, é sinal de felicidade no amor.
Na China, é um dos oito emblemas prin­cipais e o símbolo da vitória.
Numa forma muito alongada, como dois triângulos isósceles adjacentes na base, o losango significaria os contatos e os inter­câmbios entre o céu e a terra, entre o mundo superior e o mundo inferior, às vezes também a união dos dois sexos.

2 comentários:

  1. Gostei da explicação dos losangolos,sonhei com 3 cobras brancas com losango colorido e estou procurando o que significa isso...

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da explicação, tenho no peito esquerdo 4 sinais em forma de um losangulo , e queria descobrir mais

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...