quinta-feira, 31 de maio de 2012

O QUADRADO DE XANGÔ



Já faz um tempinho que eu tive um sonho lindo em que descobri um pouco mais sobre meu amado Xangô. Nem sei se eu já descrevi este sonho aqui anteriormente.
Neste sonho estava eu e um pai de santo que eu adoro, mas apesar disto ele nunca fez nada comigo na parte espiritual, só que como médium do Cigano Wladimir, sempre tivemos grande afinidade e neste sonho ele me acompanhava. Entravamos em uma mata linda e íamos caminhando até que em um ponto do caminho havia um canto só com pedras imensas e formava uma entrada naquela mata e eu sentia uma energia como que me tomando e entrava correndo ali, ia direto para um quadrado desenhado no chão, que tinha um pouco de profundidade e era como se eu e o pai de santo tivéssemos ido ali para colocar uma oferenda para Xangô e eu sabia que esta oferenda teria que ser colocada dentro deste quadrado. Mas eu estava totalmente tomada por aquela energia de Xangô e me via de cabeça para baixo, com a cabeça encostada ao chão na frente daquela quadrado e "eu" batia no solo com a mão direita fechada, com uma força que o  fazia tremer. Depois eu só ouvia o pai de santo dizer que era pra eu deixar Iansã vir para fazermos a oferenda. Este foi o único sonho que eu tive em que eu senti a energia de Xangô plenamente. Depois fui procurar sobre o quadrado,  eu desconhecia o pq do quadrado estar vinculado a ele, mas sabia que algum proposito deveria ter. Na minha mente vinha que o quadrado estaria ligado aos quatro elementos e achei uma explicação muito vaga sobre o quadrado ser na geometria sagrada o símbolo de Xangô. Quando faço um pedido para Xangô, geralmente desenho um quadrado, coloco em cada canto dele uma vela marrom e no meio o pedido, não sei se isto procede, mas esta é a minha intuição e eu não brigo nunca com ela. Hoje achei mais um texto sobre Xangô que eu vou deixar aqui.
Observo que existem informações variadas de essência, e até de cores ligadas a este orixá, mas antes mesmo de eu saber desta existência mais efetiva dele na minha vida, na essência que eu uso que é feita de outras sete essências finalizando uma só, já existia a de morango e eu não entendia muito o pq, mas esta essência foi Wladimir quem me ditou e ela foi feita uma única vez e eu uso nas mãos antes de jogar e para borrifar no altar ou em algum objeto que eu queira energizar.

Xangô, corruptela de Sham e Naga, significa o equilíbrio cármico (sham) e Dragão da Sabedoria, um Iniciado (Nagô). É portanto, o Orixá da balança cármica, o comandante das almas.
Atua no chakra cardíaco, seu dia da semana é a quarta-feira; seu metal é o estanho; sua cor fluídica é o marrom; sua figura geométrica é o quadrado e seu planeta regente é Júpiter.
Prepondera sobre as quatro classes de espíritos da natureza, principalmente os gnomos e as ondinas. Tem grande poder de penetração no subsolo do planeta, nas montanhas e pedreiras (mundo mineral).
Dentro dessa linha encontramos um grande agrupamento de entidades, impropriamente chamado de "Linhas das Almas".
Na verdade, as entidades dessa linha estão em nível de protetores, que foram grandes magos e se especializaram dentro da Umbanda e nos trabalhos de Magia Branca, combatendo frontalmente a Magia Negra. São raríssimos os médiuns que incorporam esses Magos, que são exímios magistas, conhecendo todos os segredos da Cabala, da alquimia e astrologia.
Em geral, o que encontramos como entidades incorporantes nos centros de Umbanda, são os caboclos de Xangô.
São ervas de Xangô: colônia, maria-nera, folhas de limoeiro, erva moura, fedegoso, lírio de cachoeira, folhas de cafeeiro, folhas de mangueira, abacateiro, goiabeira, parreira e erva de xangô.
As essências são a mirra e o heliotrópio.
Xangô é o Orixá da ordem, da justiça social, dos tratados, dos raios e tempestades, do trovão, exímio controlador das faíscas e descargas elétricas.
Para o contexto umbandista, Xangô é morador no alto de uma colina, em uma pedreira. Ele carrega o Livro Sagrado (as Escrituras) e as Sete Chaves da Sabedoria. Um leão feroz está sempre ao lado de Xangô. Do alto da pedreira, Xangô controla todas as forças naturais por intermédio dos astros, que respeitam a sua vontade.
Nos terreiros de Umbanda, é representado por um machado, com o qual cruza o ambiente, protegendo da infelicidade todas aqueles que o procuram.


No sincretismo religioso, é representado por quatro santos:


1- São João Batista - Xangô de Ouro (uma espécie de menino)
2- São Pedro - Xangô Alafim
3- São Jerônimo - Xangô Agodô
4- São José - Xangô Aganju


Os sete chefes de legiões são:
 
 
1 - Xangô-Kao
2 - Xangô Sete Montanhas
3 - Xangô Sete Pedreiras
4 - Xangô da Pedra Preta
5 - Xangô da Pedra Branca
6 - Xangô Sete Cachoeiras
7 - Xangô-Agodô

4 comentários:

  1. Ciganinha, muito obrigado por ter retornado a minha msg.
    mas na verdade irei realizar aquele ritual q vc postou aqui na semana passada lembra?
    aquele q vai 1 vela de 7 dias amarela,canela em pau, louro, 7 imãs e até fermento, ai comprei todo esse material. mas posso fazer na 5 feira de manhã?gosto de fazer essas magias tipo 7hs da manhã pode ser? como te narrei o comercio é na sala de casa< ai deixo esse ritual 7 dias dentro do comercio?se chegar alguem ou peço licença e coloco na copa sem problemas,me oriente, bjs.

    ps; sou o vladimir ta hehehehe, aquele do processo contra o inss. amanha 4 feira irei acender a vela pra xango ok, bjs..(fiz nesta quarta, acendi a vela de 7hs q na verdade durou 11hs (risos). invoquei bastante a justiça de xango nesse meu processo., to aguardando a minha vitoria e não ficarei ancioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado ciganinha, vc muito gentil comigo.
      retornei o email, me responda aquilo ok, aguardo.
      ah!!! em relação ao ritual ontem, acendi a vela de 7hs. durou bem mais viu... só não usei a essencia,mas escrevi a lapis na vela os pedidos de agilizade,prosperidade nesse processo, fiz certo?
      posso usar na proxima 4 feira, a essencia de mirra citada no texto de xango?ou uso a de morango q vc me indicou?
      bjs. vladimir.

      Excluir
    2. POde usar a q vc tiver mais a mão, sem problemas, bjs

      Excluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...