quinta-feira, 21 de junho de 2012

SANTA MORTE

Algum de vocês já ouviram falar em Santa Morte?
A primeira vez que eu vi referência a esta figura sagrada foi em 2010, em um filme "Regresso do Além" e obviamente, como me chamou muitíssimo a atenção eu pesquisei sobre ela e fiquei ainda mais  fascinada pela cultura, pois o povo mais pobre do México no filme era perseguido por venerar esta figura e ela  era associada a rituais de morte,  mas achei super interessante e bastante cultural.
Ainda vendo o filme pude observar que esta visão dos  que cultuavam esta imagem para fins de morte fazia parte de uma visão deturpada, ela não era venerada para este intuito, mas eles davam uma notação que seria sim e aparentemete era usado outro sentido para ocultar este verdadeiro ritual que condenavam como satânico, mas a oração que eu recebi, é como um chamamento destes que estão postados aqui  no blog.

Recentemente recebi atráves do blog, um livro eletrônico em espanhol e neste livro existe uma oração para chamar o homem, dedicada a Santa Morte, além de algumas outras.
Eu gostei muito e agradeço a quem enviou.
UN LIBRO P/ USTED, CON LA MAGIA DE LA SANTISSIMA MUERTE, PODEROSA ENTIDAD. 

MUCHAS GRACIAS!





A morte que foi sempre temida em toda a história da humanidade, agora ganha culto no México e já se espalha pelo mundo. Ela é cultuada como uma entidade milagrosa, que vela pelos piores e mais desvalidos pecadores, quando esses já não têm mais com quem contar e quando tudo no mundo se torna um inimigo à espreita.
Mas esse ser sobrenatural também exige o seu quinhão em troca, afirmam os seus fiéis. Enquanto o devoto honrar os compromissos feitos com “La Santa Muerte”, contará com a sua acolhida e proteção, seja lá quais forem os pecados que carregar consigo. O pagamento deve ser proporcional ao tamanho do milagre. Ou seja, quem pede mais, paga mais. O que não deixa de ser muito justo. De modo que a punição para o velhaco, que não paga seu débito é terrificante. O que nos leva à dedução de que os políticos mexicanos não são de fazer promessas vãs, senão a foice come solta. Será?
Estátuas de Santa Morte são feitas em vermelho, branco, verde e preto, para o amor, sorte, sucesso financeiro e proteção. Entre as suas oferendas incluem-se rosas, maconha, cigarros, frutas, doces e tequila. Os santuários em sua homenagem são adornados com rosas vermelhas, cigarros e garrafas de tequila, e as velas queimam em adoração.
Não resta dúvida de que nos tornamos mais piedosos, quando os problemas se abatem sobre nós, pesadamente. O mesmo acontece com os países, quando passam por severas crises. De modo que o culto à morte e a outras figuras incomuns, no México, pode estar ligado aos problemas enfrentados pelos mexicanos: seca, surto de gripe suína, colapso no turismo, crescimento do comércio de drogas, redução nas reservas de petróleo e crise econômica que redundam em violência.
Estatísticas comprovam o aumento do estresse e da depressão em todo o mundo, pois conviver com as pressões sociais e as tensões do dia-a-dia não tem sido fácil, num mundo extremamente capitalista, onde os valores humanos passam por uma inversão nunca vista. Portanto, toda ajuda é sempre bem vinda, independentemente do nome do santo. Sendo que, no país em questão, até um bandido mitológico de nome Jesús Malverde anda fazendo “milagres”. O mais bizarro é que a preocupação com a salvação está cada vez mais démodé, enquanto a busca pelo sucesso sobe.
Apesar do culto a tantas deidades bizarras, que vêm aflorando pelo mundo espiritual, nos nossos dias, adorar um conjunto de ossos é deveras “sui generis”. A morte é representada por um esqueleto com um alfanje na mão, vestindo longas vestes e coberta por penduricalhos. Os altares da Santa Muerte (também conhecida por La Santíssima Muerte e Doña Sebastiana) estão espalhados por todo o México, principalmente nos lares dos pobres. Mas, também, podem ser encontrados na Califórnia (EUA) e em países da América Central. Os devotos mais fervorosos tatuam sua imagem no corpo.
O governo mexicano, anos atrás, invalidou o registro do culto à nova santa, mas de nada adiantou. É possível comprar em bancas de jornal vídeos, que ensinam todos os passos de se fazer a apelação à Santa Muerte, com resultados garantidos. E, em 24 de março de 2009, autoridades mexicanas destruíram 30 capelas dedicadas a ela nas cidades de Nuevo Laredo e Tijuana, sob a alegação de que existe uma forte associação entre o culto e os traficantes de drogas. A Igreja Católica vê no culto à Santa Muerte um ritual pagão, argumentando que Cristo derrotou a morte. E lamenta o fato de que muitos traficantes pedem à santa que elimine seus inimigos.
Segundo os sociólogos, os cartéis de droga, que proliferam por todo o país mexicano, são os maiores responsáveis pelos cultos exóticos, pois desestruturam a sociedade, fomentando a devoção religiosa, em tempos tão difíceis para o povo. Eles recrutam sua mão de obra barata, principalmente, entre os jovens pobres, que sonham em pertencer ao mundo das grifes e do poder, enquanto vendem a droga ilícita para os consumidores ricos, com um retorno imensurável.
Alguns devotos da Santa Muerte justificam-se, dizendo que “ela está sempre ao lado e que jamais os deixará”. O que não deixa de ter uma certa dose de verdade.

Curiosidade O Dia de Los Muertos é o feriado mais importante do México.
Fonte de pesquisa: National Geographic/ Maio/2010

Com certeza é infinito o número de pessoas por este mundo que cultua algum tipo de santo ou de religião, esperando através de um simbolismo ou força oculta poder despertar algo de que não se julgam capaz de realizar. Não existe nada mais forte do que a sua mente possa ser capaz de dar forma, por isto as diversas religiões e promessas, sejam elas de que natureza fôr, sempre encontrarão um solo fértil na mente dos mais fracos e que procuram através do sobrenatural respostas fáceis ou simplesmente alento para as suas fraquezas. Mas pelo que eu vi no filme, esta regra que a Santa é invocada somente para a morte.  me pareceu algo equivocado e uma perseguição a uma classe  específica.

3 comentários:

  1. Amiga, essa Santa Morte deve fazer loucuras... Imagine só um despacho mexicano com maconha e tequila!
    #naoresisti

    ResponderExcluir
  2. Gente!! Que loucura, Cigana gurua!! Claro que adorei, né? Tu conhece meu lado dark... hahahaha... Mas vou estudar bastante antes de me atracar na feitura.... isso é coisa muito séria pelo jeito. Obrigada por compartilhar!!!😘

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...