segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TRANCA RUA


É a segunda pessoa de Béelzebuth, sendo a sua posição idêntica à do Exú  Marabô, com a mais alta responsabilidade  no Reino dos Exús. A ele está designada a guarda das entradas e de recintos onde se pratica a alta magia. É conhecido, também, nas Umbandas e Candomblés. Em todas as reuniões espirituais, o Exú Tranca Ruas mantém proteção, com a sua guarda de choque, contra os Kiumbas, que procuram deturpar o bom andamento dos trabalhos. Grande parte dos terreiros saúdam esta entidade em primeiro plano ao começarem os trabalhos de Exú, para que o ambiente sinta a sua proteção.
Tranca Ruas é o senhor que é a chave de abrir os nossos caminhos, é o senhor dos caminhos, senhor das encruzilhadas, senhor das madrugadas. É um Exú que traz muito progresso, muita prosperidade para quem o carrega “mas” tem que tratar, tem que cuidar. Ele não aceita ao seu filho aplicar de brincadeira de algazarra, pois ele é um Exu muito sério e inquizilado. Se quizila por qualquer coisa. Foi um grande médico, mas optou por ajudar as pessoas na abertura de caminhos. É um Exúu liberal que pode trabalhar em qualquer cabeça independente de Orixá.
Existem várias entidades que se apresentam como Exús Tranca-Ruas, porém os mais conhecidos são Tranca Ruas das Almas e Tranca Ruas de Embaré.
Seu Tranca Ruas foi um grande médico, um grande advogado, foi general, foi padre, teve uma passagem bonita pela vida e optou por ajudar as pessoas na abertura de caminhos. É um Exú liberal, isto é, pode trabalhar em qualquer cabeça independente de qual seja o Orixá, e com isso é normal ver pessoas, por exemplo, de Obaluaiê trabalhar com Tranca Ruas e não com Exú Caveira. O mito sobre o seu Tranca Ruas é que a última encarnação dele antes de ser Tranca Ruas das Almas, foi como São Camilo de Lélis, e existe essa Igreja no centro da cidade onde os adeptos do seu Tranca Ruas, costumam levar oferendas.

Fonte: http://lilamenez.blogspot.com.br/2012/07/tranca-ruas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...