sexta-feira, 27 de março de 2015

CABELOS, IEMANJÁ E OXUM





Rosa, desculpe te incomodar, mais te tenho como uma amiga, e unica que posso contar esse tipo de coisa. Porque nenhuma das minhas amigas entendem nada disso que falo, e minha família católica, muito menos.
Estava eu, na internet procurando uma magia para que meus cabelos cresçam logo, pensando em Oxum orixá da beleza. Ainda não encontrei nada, nenhuma idéia, mais achei essa lenda muito bonita. Sempre pensei que era filha de Oxum, porque sou chorona, romantica, vaidosa e quero dar um jeito em todos, cuidar mesmo. Amo Oxum demais, e nasci no cerrado, cheio de cachoeira e tão longe do mar... só que descobri que sou filha de Iemanjá, tenho me aproximado dela e vi que meu jeito mãe-enfermeira é dela!! Só que as duas me escultam, é tipo mãe biológica e mãe de criação. Encontrei essa lenda e me emocionei. Ameii.
Bjs Rosa!!


LENDA DE OXUM E IEMANJÁ

Iemanjá sentia um imenso amor por sua irmã Oxum

Nesta lenda Oxum a mais bela das yabas, era uma rainha muito rica que se orgulhava por ser uma figura esplêndida e por possuir jóias, ricos vestidos, e também do seu enorme e sedoso cabelo.

Passava muitas horas olhando-se no espelho e vendo refletir seu rosto.
Seu reino foi alvo de guerras sangrentas ; e a Oxum não restou outra alternativa senão fugir e abandonar tudo.
A partir daí passou por momentos de privação e trabalho duro.
Das suas vestes só lhe restou um vestido desbotado e estragado de tanto lavar no rio, teve que vender suas jóias para comer e devido ao seu sofrimento perdeu seu cabelo.
Oxum estava pobre, escrava e só. Oxum chorou na beira do rio e como todos os rios desembocam no mar, as suas lágrimas chegaram até o fundo do mar, onde vive Iemanjá sua irmã mais velha. Então na verdade Oxum não estava sozinha.
Dona de todas as riquezas do mundo e pessoa que mais amava Oxum sobre a Terra, Iemanjá decidiu ajudar a sua irmã.
Iemanjá foi ao encontro da sua irmã que estava destruída material e espiritualmente. E disse a Oxum:
“Não chore mais Oxum, tuas lágrimas se cravam em meu coração. Rainha foi e rainha voltará a ser com a graça de Olofin. De hoje em diante, te pertencerá todo ouro que se encontra nas entranhas da terra, todos os corais que se encontram no fundo-do-mar, serão seus para que se enfeite com eles. Não voltará a trabalhar como escrava irá sentar-se em um trono dourado, como corresponde as rainhas. Terás um abano de pavão real que és meu e passará a ser seu. E para que não fique mais atormentada porque perdeu seus cabelos, olhe, vê os meus cabelos? Recordas que és meu orgulho, assim como o seu era para ti? Toma e faça uma peruca com eles até que os seus cabelos voltem a crescer.”
Dita estas palavras Oxum com sacrifício e lágrimas nos olhos cortou um pedaço do cabelo de Iemanjá.
Desde esse dia Oxum defende sempre as filhas de Iemanjá e vice-versa. Essa é a causa pela qual as filhas de Oxum e Iemanjá devem evitar cortar muito os cabelos.

RESPOSTA:

Bem mocinhas aproveitei a oportunidade e o e.mail... esta na foto sou eu, fotografada por uma grande amiga que viajou comigo, em um momento de reflexão e agradecimento a todos os orixás e natureza. Só pra vcs entenderem pq na foto em que eu apareço de costas que eu nem esperava que ela tirasse eu estava justamente "conversando" com todo o espiritual e jogando meus cabelos no rio Tibre, o rio que banha ROMA. Na primeira imagem vcs tem idéia da vista mais ampla que eu tinha neste momento, o vaticano ao fundo, a ponte que estava a minha frente e havia outra atrás de mim, uma paisagem maravilhosa,  e eu estava na margem que para vcs aparecem no canto esquerdo do monitor! Não sei se na foto vcs conseguem ver o comprimento exato dos meus cabelos mas ele vai na cintura, só que procuro cortar uma vez ao ano pelo menos senão as pontas ficam muito feias e com um aspecto de relaxado mesmo. Esta "simpatia" que eu não sei se eu fui eu que intui ou se já existia, de deixar meus cabelos em todos os lugares por onde eu passar, mais especificamente nos lugares em que haja movimento intenso e também nos rios, força de Oxum, e me misturar ao Universo de maneira mais intensa. Força sim de movimento, pois as águas dos rios em que jogo meus cabelos sempre são movimentadas e fluem para algum lugar. Nesta imagem eu estava na margem esquerda do rio conversando com todo o espiritual e a minha amiga flagrou este momento que depois me surpreendi ao ver pq só pedi para ela me aguardar lá encima para não ter que descer tantas escadas que eu iria descer para fazer as minhas preces e agradecimentos ali na beira do rio. E eu chorei sim na beira do rio, como Oxum chorou, rsrs, mas com um sentimento da mais pura felicidade, agradecendo ao pontapé inicial de Wladimir e lembrando exatamente da cena do dia em que ele me ajudou a "expulsar" de uma casa que era na realidade um local de aprisionamento mental... pq como ele mesmo costuma dizer, ele sabia o que vinha depois da curva e hoje se a minha vida não tem fronteiras agradeço a ele que foi meu alicerce inicial para esta caminhada maravilhosa que meus pés e minha mente seguem hoje. Agradeço a vc amigo caminhante do meu lado, amigo que nunca desiste de mim! E convido a cada um de vcs a partilhar da maravihosa energia de OXUM, a refletirem muito sobre suas vidas e a não desistirem de vcs mesmos, pq com certeza existe um "Wladimir" brilhando na vida de cada um de nós, basta que possamos limpar a mente para ver esta luz! Vamos que vamos!! Beijossssssss mil!

16 comentários:

  1. Que lindas palavras cigana.Não dá pra ver todo o comprimento do seu cabelo,por causa do casaco preto.Você é uma pessoa iluminada e abençoada pelo espiritual.

    BJOKS

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Rosa! tanto foto com a historia não conhecia essa proteção das duas yabas tenho muito amor por ambas, eu tenho o abito de passar mel nos cabelos eles ficam lindos sem pontas duplas com um brilho digno de Oxum, e cressssccceeem de mais quase um palmo a cada tres meses

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu precisava de uma força para os meus também, tenho muitas falhas e meu cabelo é fininho...tenho que esconder as falhas puxando o cabelo por cima delas, sou bem insegura quanto ao meu cabelo!

    ResponderExcluir
  4. To aii na luta para que os meus voltem a cintura. Nunca mais corto curto!!!
    To com cronograma capilar, ingerindo vitaminas, rezando para senhora da conceiçao para ela abençoar que eu tenha os cabelões como o dela.
    Agora vou pedir as minhas mães Iemanja e Oxum para q me ajudem.
    Vou usar o mel de oxum, vale td no projeto rapunzel ;)

    ResponderExcluir
  5. Amei a suas palavras pois sou filha de oxum e todas vezes que cortei meu cabelo tive problemas.mais foi a um ano que tive confirmação que era filha dessa maravilhosa mãe oxum ora ye Yeo bjs e obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de pensar assim e associar o corte de cabelos a ter algum tipo de problemas, isto é acúmulo de limitações... pode até ter sido coincidência, mas vc é o que vc acumula, vibra e pensa. Que tal vibrar pensamentos mais positivos? Boa sorte!

      Excluir
    2. Tbm sempre q corto os cabelos sofro alguma consequencia,so n sei .acho q sou filha de oxum tbm

      Excluir
  6. Cortei meu cabelo até encima do ombro só que ele já vai agora tá caído mais será que eu sou filha de oxum será que é castigo pq cortei de mais meu cabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa este tipo de pensamento é ignorância e limitação, se desapegue destas superstições e seja feliz!,

      Excluir
  7. Sou de oxum .já tive cabelos longos lindos .exatamente 15 anos não consigo deixar mais os cabelos crescerem.

    ResponderExcluir
  8. sou filha de Oxum e amo cortar meus cabelos, porque parece que é algo que trás mais vida a eles, nunca associarei o fato deles caírem a Oxum, isso é consequência dos meus hábitos. Oxum ama seus cabelos, e principalmente ama vê-los bonitos, e é assim que a gente precisa se enxergar, com os olhos de Oxum.

    ResponderExcluir
  9. Sou de iemanjá mas meu cabelo é curto e não cresce oque faço 😔

    ResponderExcluir
  10. Meu cabelo tava tão lindo,aí contei ele e agora ele tá caindo muito 😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente vc usou alguma química. Difícil cabelo cair por conta do corte.

      Excluir
  11. Pois meus cabelos sao perfeitos sao grande e preto liso e muito cabelo me sinto uma sereia deus foi generoso comigo

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...