quarta-feira, 16 de março de 2016

SABÃO DA COSTA



O sabão da Costa é de origem da Costa do golfo da Guiné, na África, sendo que lá seu nome é Osé Dudu. É usado em ―rituais tanto na África como no Brasil nos Cultos Afro-Brasileiros, nos banhos e também para lavar todo o material ritualístico como quartinhas, ferramentas, joias... tirando assim toda e qualquer energia deixada por quem manuseou anteriormente esses objetos.

O sabão tem por função a limpeza do corpo físico e da aura e especialmente de sua camada mais próxima ao corpo físico, retirando larvas astrais e miasmas. Além de ser usado para o descarrego, pois promove uma profunda limpeza corporal, atua também no combate a caspa, cravos, espinhas, manchas escuras, coceiras e fungos do couro cabeludo, além de controlar o mau cheiro produzido pelo suor.

Utilizado antes de dormir, seu banho propicia uma limpeza profunda, descarregando os maus fluídos adquiridos durante o dia, obtendo assim um sono tranquilo.

Seguindo a ritualística de alguns Axés, o banho é feito da seguinte forma: desde os ombros
até os pés, sem tocar na cabeça, só se utiliza para lavar a cabeça com sabão da Costa juntamente com sabão de côco, quando desejamos aliviar a ― mão de alguém, que por ventura tenha colocado a mão na cabeça de uma pessoa. Quando terminar o banho, largar água com açúcar nos quatros cantos do box, para assim evitar larvas negativas as outras pessoas.

É um sabão sólido, de cor pardo-escura tendendo ao preto e o perfume amadeirado, feito com ervas medicinais. Sua composição original é secreta, mas muitos Axés, preparam seu próprio sabão da costa utilizando base de glicerina, água e juntas algumas das seguintes ervas: nó de pinho, óleo de côco, benjoim, juá, macassá, levante, tapete de Oxalá, manjericão, saião, capeba, alfazema, alecrim, peregun, pitanga, colônia, rosa branca, aroeira, já alguns Terreiros de Umbanda utilizam na composição aroeira, arruda, guiné, espada de São Jorge.

Relatos indicam que seu uso vem desde a época de 1620 , quando já era importado para o Brasil, pois era o preferido dos escravos e libertos. Ele era oriundo de uma área entre Gana e Camarões, e principalmente da Nigéria, da República do Benim e do Togo.

A palavra SABONETE é incorporada ao português somente na virada para o século 19 quando no Brasil ―tudo‖ era ―francês‖ e o sabonete dos franceses é aportuguesado. O Sabão da Costa mantém o nome sabão por uma questão de tradição.

Axé á todos!


Fonte: www.jornaldaumbanda.com

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Se vc trabalha na umbanda tome no dia em que for trabalhar, antes e depois das sessões. Se vc trabalha em hospitais, necrotérios, enfim, em lugares mais pesados pode usar todos os dias sim, mas se não fôr este o caso não tem necessidade de ser usado com regularidade senão ele deixa de cumprir o seu proposito e passa a ser uma rotina. Tudo em excesso faz mal. Eu tenho sempre ele no meu banheiro e nem por isto uso todos os dias, vou alternando com essências, ervas, cada dia uso algo diferente! Eu ja ensinei aqui o sal grosso com essência de violetas, que pode ser usado tbem para descarrego e transmutação, vc mistura tudo e vai usando conforme a necessidade, pelo menos uma vez por semana e o uso do sabão da costa para quem não lida diretamente com energias mais pesadas eu aconselharia o mesmo, uma vez por semana estaria bom.

      Excluir
  2. Obrigado pela resposta. Ja tenho por hábito de fazer os banhos ensinados aqui. Como eu li q tb ė bom para problemas de pele e como meu filho tem Psoríase pensei q ele pudesse usar todos os dias. Um beijo pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso para psoriase pode sim, use como um tratamento, ele é indicado, mas para quem usa para limpeza energética não tem necessidade de usar todos os dias a menos que a atividade exija.

      Excluir
    2. Receita para Psoríase
      "Para a psoríase encontrei um bom remédio caseiro, muito simples de fazer e miraculoso:
      Usa-se "pingo de porco" (banha de porco) sem sal, junta-se uma boa mão cheia de urtigas frescas e deixa-se ferver 15 a 20 minutos. Deixar arrefecer um pouco (para não se queimar) e coar usando um pano fino e ralo. Rejeitar as urtigas. Guardar em frasco de vidro (p. ex. frasco de compota, ou outro).
      Esfregar com essa pomada as zonas afectadas com psoríase.
      Jà sofria há mais de 30 anos e ficava cada vez pior com os remédios de farmácia. Usei este remedio caseiro, 3 meses e já passou.
      Espero que tenham bom resultado!

      Excluir
  3. Me falaram para lavar a minha cabeça com sabão da costa,mas a pessoa nao mencinou para usar o sabão de coco. Teria algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não prestou atenção ao que leu, releia e reveja pq não está escrito aí que tem problema vc tomar banho com sabão de coco ou não.

      Excluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...