segunda-feira, 14 de março de 2016

SONHO COM IEMANJÁ

Tive vários sonhos hoje e para variar não me recordo completamente de nenhum deles. 
Em um deles eu conversava com uma mulher que eu convencia à dar umas saias para uma outra mulher, para ver se ela se animava. Depois ela me dizia que havia dado o que eu pedi e pareceu que deu certo, que ela havia ficado muito feliz e me chamava para ver as saias que ela tinha. Me dava uma, estampada com alguns losangos e raios. A saia tinha as cores: verde, azulão e prata, e eu escutava alguém me falando que esta saia era de uma Iemanjá que é como uma Iansã...  foi um simbolismo pq eu não usaria uma saia tão fantasiada daquela, rsrs, apesar das cores em conjunto serem muito interessantes. A cor azulão da saia me lembrava Ogum. Acordei as 4:00hs com este sonho que me mostrou uma qualidade de Iemanjá e com certeza fui procurar.. a Iemanjá que é como Iansã rsrs acordei cantarolando o ponto das duas:





Pesquisei e o que achei que podia simbolizar a Iemanjá - Iansã foi Iemanjá Ogunté, guerreira que no candomblé trabalha junto com OGUM. Me lembrei de que sempre me disseram que eu não sou filha de Ogum mas que tenho proteção e muita influência dele, de um sonho que eu mesma tive com Ogum que me falava que ele está do  meu lado e que muitas pessoas o veriam como meu orixá principal mesmo sem ele ser, pq ele era muito presente. Neste momento fez sentido a imagem da Rosa Madalena como guerreira trazendo uma espada para defender seus filhos, da outra imagem da cigana Madalena tbem com a determinação de guerreira e pensei que todas seguem esta "linha". As cores desta qualidade de Iemanjá tbem são bastante semelhantes as que eu vi no sonho. Só que eu via um branco-prata que reluzia, um azulão forte e bem bonito e um verde médio, mais escuro um pouco do que este da imagem abaixo. Era como o que aparece na cabeça e não na saia abaixo. As cores são as mesmas presentes na guia dela, a que eu uso. Isto eu nao pude deixar de perceber. Só mudam as tonalidades do azul e do verde, mas as cores se mantém.


IEMANJÁ - OGUNTÉ

E a orixá do rio Ogum, que corre por Oyó e Abeokuta, vem do território de Nupe, perto de Bida; também se diz que vem de Tapa, e associada com Abeokuta; Ibadán e de Shaki. E outros ainda dizem ser da terra de Mina (versão de Cuba).
Ogunté quer dizer aquela que contém Ogum é aquela que luta ao lado dele.

Características: Mãe da vida, e considerada como mãe de todos os orixás.
É dona das águas e representa o mar, fonte fundamental da vida. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras sendo seu habitat as pedras ou arrecifes dos mares e rios, próximos de praia. Por isso se diz que “o santo nasce do mar”.

É considerada a quarta manifestação dessa divindade.

Apresenta-se jovem e muito guerreira , ardilosa e ambiciosa. É uma guerreira terrível que carrega, preso à cintura, um facão e outras armas de ferro confeccionadas por Ogum Alagbedé, seu marido.
Dizem que é rancorosa, severa e violenta, que não aceita pato em seus sacrifícios e adora carneiro. É indomável, mas justiceira. E de caráter violento, muito severa e não perdoa.
Vive com Ogum em campanhas de guerra e seu filho Ogunjá.
Seu nome completo é “Yemanjá Ogunte Ogunmasomi” e, entre os ararás é conhecida como Akadume. Seu nome não deve ser pronunciado por quem tenha ela assentada, sem antes tocar a terra com os dedos e leva-los aos lábios.
Também chamada de “Yemanjá Okuté ou Okuti” Lá do azul celeste, esta nos arrecifes da costa. “Porteira de Olokun”. O mesmo se acha no mar, no rio, no lago, e no mato.
“Esta Yemanjá trabalha muito”. E uma amazona terrível. O rato pertence a ela. Como envia mensagens a seus homens e pode trasformar-se em rato pra os visitar, ela teme o cachorro.
Vive dentro no mato virgem. É feiticeira, expert em preparar afoxé. (pós-mágicos, que se preparam com seivas de animais e pós-mágicos para o bem e para o mal).
Gosta de bailar com um majá enroscado nos braços.

Ferramentas: Trás na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum. É a única das Yemanjá que carrega uma espada.
Animais: Fala-se também, que Ogunté gosta que seus animais sejam castrados na hora do sacrifício. Come carneiro e todos os bichos machos, castrados na hora do sacrifício. Gosta de comer galo na companhia de Ogum. Não gosta do pato e sim do carneiro. Pomba, Galinha de Angola, Tartaruga, Galinha. Yemanjá Ogunté não come pato. Gosta que seus adimús sejam regados com muito mel. Come padê com Ogum.
Quizila: Sua maior quizila é a pata.
Cores: Veste-se de azul e branco ou azul-marinho com cristal ou verde com branco.
Fundamento: Come com seu filho Ogum Akoro nos campos e caminhos. Geralmente por ser do monte se assenta em pedra de ametista e não em pedra do mar. Em seu Igbá é colocado uma faca virgem, pó de ferro e folhas de louro.
Sincretismo: Está sincretizada com Nossa Senhora das Neves.
Pedras: São seus os corais e madrepérolas; ametista.
Flores: Flor da água, violeta, rosas brancas.
Perfume: Verbena.

YEMOJÁ OGUNTÉ


YEMANJÀ OGUNTÉ: é a quarta Yemanjá, Ogunté quer dizer aquela que contém Ogum. Esposa de Ogum Alagbedé, mãe de Ogum Akorô Onigbé, após a retirada de Ogum Alagbedé para a cidade de Ifé Irê tornou-se esposa de Oxaguiã, mãe de Ogunjá e Oxóssi Inle, tem ligação com Ogum, Oxaguiã, e Oxóssi, vive perto das praias no encontro das águas com as pedras, guardiã dos arrecifes, traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum, é a guerreira do castelo de Olokun (que é a grande ancestral mãe de todas as Yemanjá), porta a espada da morte o alfanje, por isso também tem o poder de ceifar a vida, só sai á noite, sendo considerada a Yemanjá da Noite, Senhora das Sete Estrelas, é considerada violenta e severa. Senhora das águas que ninguém segura, as águas violentas, que saem arrastando tudo, guerreira como Yansã, Dona do canto mais alto e profundo, diz à lenda que Ogunté chamava Ogum Alagbedé, com um canto agudo, que podia ser ouvido de qualquer parte.
Comida
Sua maior quizila é a pata, come carneiro e todos os bichos machos castrados na hora do sacrifício, come com seu filho Ogum nos campos e caminhos, e come as comidas de Yemanjá Yemowô.
Vestimenta
Veste o azul, cristal, verde e branco, traz um abebê, mas esconde-o nas costas quando puxa a espada de guerra, usa capacete, peitaça, adê, escudo, adornos com seus tons de azul noite, verde e prateado, traz em seu adê as sete estrelas da noite.
*****************************
Bem... é isto, eu não sei pq sempre sonho com os orixás pelo lado do Candomblé, isto já vem acontecendo comigo desde muito tempo. O primeiro sonho que tive neste estilo eu virava no Omulu dentro de uma Igreja na Bahia e nem sabia que existia mesmo esta pratica à anos atrás. Depois sonhei com um barracão onde eu via algumas matanças e eu via um assentamento de Xangô em um casco de tartaruga, nesta época eu não tinha nem convívio com nada que pudesse me fazer ter esta lembrança e muito menos conhecimento algum. Lembro que este primeiro sonho com Omulu me assustou por sonhar com coisas que eu desconhecia. Todos os simbolismos sempre me chegam por sonho. Eu nunca havia recebido uma inspiração de uma qualidade de Iemanjá e fiquei agradecida por mostrar a atuação. embora eu não tenha a menor vontade de seguir o candomblé. Eu fui duas vzs em um candomblé, um lá na Bahia a convite de uma pessoa para assistir o tabuleiro de Omulu e a outra foi aqui no Rio em uma saída e achei tudo extremamente folclórico, super diferente da Umbanda e não me atrai em nada, nadinha. Não me afinizo em nada com os propósitos do candomblé, mas as lendas e atuação dos orixás eu acho interessante. Ganhar uma saia de Iemanjá Ogunté para mim foi um símbolo muito forte, estar sendo VESTIDA com esta energia. É a primeira vez que eu sonho com uma qualidade de Iemanjá, e lembrei da Bahia e de como cantei no mar jogando flores para Iemanjá, foi uma experiência incrível que espero poder repetir ano que vem! Enfim, vamos que vamos, sinais e mais sinais pelo caminho, me identifiquei especialmente pela parte de gostar fazer pós... rsrs estou providenciando alguns, mas nada de animais no meu enredo... somente folhas, ervas e flores!

3 comentários:

  1. Oi Rosa,

    Sonhei com VC de sábado para domingo, não me recordo muito, mas estávamos na praia e Vc tava fazendo uma oferenda para Iemanjá pra mim :).

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk é por isto que as vzs acordo cansada, vcs não me dão sossego, adorooooooooooooo, rsrsrsrs vamso que vamos!!!!

      Excluir
  2. É o subconsciente lembrando das magias e mais magias... Hahaha

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...