terça-feira, 24 de maio de 2016

SIMBOLISMO DA ARANHA


FOTO DE DARREN ROWSE


Segundo Chevalier e Gheerbrant, a aranha é, em primeiro lugar, manifestação da Lua, dedicada à fiação e tecelagem. Seu fio evoca o das Parcas.

A Aranha como criadora 
Para alguns povos, a aranha representa a criadora cósmica, a divindade superior ou o demiurgo. Entre os ashanti da África Ocidental, existe a crença de que foi Anansi, a aranha, quem criou o ser humano e os astros. Uma lenda do Máli descreve-a como o conselheiro do ser supremo, um herói criador que, disfarçando-se em pássaro, alça vôo e cria, às escondidas de seu amo, o Sol, a Lua e as estrelas. Depois, regula o dia e a noite e faz nascer o orvalho.
Outro mito, da Micronésia (ilhas Kiribati), apresenta Narro, o Senhor, sob forma de aranha, como o primeiro de todos os seres, o deus criador.

A Aranha e a ilusão 

Já na mitologia greco-romana, a teia da aranha, pela sua insignificância, simboliza no mito de Aracne a derrota de uma mortal que pretendeu rivalizar com os deuses: é a ambição demiúrgica punida.
Tanto o Velho Testamento quanto o Alcorão também sublinham a fragilidade da teia:
Construiu como a aranha a sua casa, e como o guarda fez a sua choupana. O rico, quando dormir, nada levará consigo: abrirá os seus olhos e nada achará. (Jó, 27:18)
Mas a morada da aranha é a mais frágil das moradas. (Alcorão, 29:40)
Essa fragilidade evoca aparências ilusórias, enganadoras. Textos védicos identificam a teia da aranha com Maya, a Ilusão, o frágil e mortal mundo das aparências. Para a filosofia budista, Maya evoca uma realidade ilusória, vazia de ser. Para o hinduísmo, ao contrário, essa existência é "verdadeira" enquanto manifestação da essência. O véu de Maya, assim como a teia de aranha, exprime a beleza da criação.

A Aranha e a divinação

Entre os bamuns do Camarões, Ngaame, a aranha caranguejeira (não a aranha de teia), recebeu do céu o privilégio de decifrar o futuro. A técnica de decifração dos signos consiste em colocar sobre a abertura da cova da caranguejeira signos que o animal desarruma durante a noite, transformando-os em mensagem. Através de sua interpretação, o adivinho procura encontrar a cura, a proteção contra o inimigo e a alegria de viver.
A adivinhação por meio da aranha era também praticada entre os incas. O adivinho destampava um pote dentro do qual era conservada a aranha-adivinha. Se alguma de suas patas não estivesse dobrada, era mau augúrio.

A Aranha como manifestação da alma

Entre os povos altaicos, da Ásia Central e Sibéria, a aranha representa a alma liberada do corpo. Entre os muíscas da Colômbia, quando ela própria não é a alma, é quem transporta ao longo do rio, num barco feito com sua teia, as almas dos mortos que devem ir para o Inferno. Entre os astecas, torna-se símbolo do próprio deus infernal. Entre os montanheses do Vietnã, considera-se que a a aranha é uma forma da alma que escapou do corpo durante o sono. Para eles, matar uma aranha seria arriscar-se a provocar a morte do corpo adormecido.

A Aranha na psicanálise

Para os psicanalistas, a interioridade evocada pela aranha ameaçadora no centro de sua teia é um símbolo de introversão e narcisismo, a absorção do ser pelo seu próprio centro.

Tarantismo 


Lycosa tarantula.jpg
Tarântula (Lycosa tarantula)


Nos séculos XVI e XVII, acreditava-se que a picada da tarantola, a tarântula do sul da Itália (Lycosia tarantula, cujo nome vem da cidade de Tarento, ouTaranto, em italiano), também conhecida em Portugal como "aranha-lobo" (wolf-spider, em inglês), podia causar uma condição fatal, chamado "tarantismo", caracterizada por excitabilidade e inquietação. A suposta cura era uma dança frenética, da qual teria evoluído a dança hoje conhecida como tarantella.
Na verdade, a picada dessa tarântula não é particularmente danosa e há uma aranha bem mais perigosa na região, a viúva-negra do Mediterrâneo (Latrodectus tredecimguttatus), conhecida localmente como malmignatta. Em The Life of the Spider, John Compton sugere que a repressão de antigos ritos dionisíacos pela Igreja os fez tomar o disfarce de terapia de emergência para as vítimas de picadas da tarântula.

FONTE: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Aranha

TEIA DE ARANHA COM GOTÍCULAS DE ORVALHO

FOTO DE PATRICK PLEUL


Padrões matemáticos da estrutura física da teia de aranha mostram ter similaridades com os encontrados nas composições de música clássica, de acordo com estudo realizado nos EUA.

A aranha carrega uma série de significados, dentre os quais simboliza a sabedoria, a beleza, a diligência, a sorte, o cosmos, a divindade, a infinidade, entre outros.
Símbolo solar, a aranha é um animal predador, e por isso, muitas vezes simboliza o perigo.
Considerada a grande mãe, a criadora cósmica e a senhora e tecelã do destino, a aranha é dedicada à fiação e à tecelagem, representando assim, um símbolo da divindade interior bem como do narcisismo; pois, por outro lado, contém em seu símbolo, a obsessão pelo centro, como acontece na simbologia da teia que tece. Nesse ínterim, na psicanálise, a aranha que no centro absorve grande introspecção, simboliza o ser narcisista.
Não obstante, nos Camarões, África, a aranha simboliza a inteligência enquanto que na China simboliza a sorte.

Mundo Espiritual

Em razão de sua rede de raios tecida habilmente e de seu posicionamento central, é considerada na Índia um símbolo da ordem cósmica, assim como a tecelã (Maya) do mundo sensível. Nesse sentido, no budismo, Maya representa a ilusão, de modo que sua existência é caracterizada pelo vazio do ser, evocando uma aparência enganadora. Já no hinduísmo, Maya representa a existência verdadeira, a essência do ser.
Da mesma maneira, na África Ocidental, Anansé, corresponde à aranha que criou os homens, o sol, a lua e as estrelas, simbolizando o ser divino. No mito da Micronésia, nas ilhas Kiribati, o ser supremo e o deus criador, chamado "Narro" é representado por uma aranha, o primeiro dos habitantes da terra. Não obstante, na lenda africana de Mali, a aranha é o conselheiro de Deus ou do ser criador de todas as coisas simbolizando, dessa maneira, a diligência e a sabedoria.

Xamanismo

No Xamanismo, como tecelã do universo, a aranha é invocada para tecer ou traçar os nossos próprios caminhos, dos quais somos os principais responsáveis.

Tatuagem 

É uma tatuagem escolhida para muitas pessoas que especialmente pretendem demonstrar através dessa imagem no corpo a infinidade do ser, em virtude de a aranha ter 8 patas e, assim, representar o infinito. 

Sonhos

Dentre os vários tipos de sonhos em que esse animal está presente, sonhar que a aranha está a tecer uma teia possivelmente é um indicador de reconhecimento de um trabalho realizado.
FONTE: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/aranha/

2 comentários:

  1. Muito bom! e a minha aranha tem a ver com Maya tecendo o destino, e Aracne, mais ainda por conta do meu sonho a meses que a Moça tece a teia do destino que a trasta fica presa, e uma coisa bem interessante e que essa aranha nunca tem veneno apresar de me assustar bastante por eu ter fobia, e tenho um filtro de sonho no quarto que vem ao mito americano da aranha que tece os sonhos, e protege com a teia as crianças durante o sono, tbm tinha um no meu carro mais se quebrou essa semana, em seguida me bateram bem feio, mas não me machuquei graças a Deus

    obrigada pela ajuda! bjus

    ResponderExcluir
  2. Engraçado eu busco toda informação sobre oque acontece cmg
    Eu vejo aranhas o tempo todo,mas elas nao são reais,sao tipo uma ilusão de ótica
    E lendo este post vi o caso do tarantismo, engraçado que eu tenho uma inquietação persistente onde nao consigo nem dormir e tb sou descende italo
    Oque me vem a cabeça, sera que tarantismo eh uma condição real? E sera que essa condição eh passada por genes ou memoria genetica ?

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...